Pensando em visitar o São João de Caruaru? Por aqui vou te descrever em detalhes a minha experiência no evento, contando informações importantes para você se planejar e conhecer esse mega evento também.
No período junino não se fala em outra coisa, e se você vai estar em Pernambuco vale a pena visitar a cidade de Caruaru e aproveitar um pouquinho do evento.
São João no nordeste
Esse ano eu estou morando no nordeste, mais precisamente na capital João Pessoa, e estou conseguindo entender melhor da dimensão e importância desse período junino por aqui. A festa rola durante todo o mês de junho em várias cidades, e a disputa por aqui é grande.
Tem eventos de disputa de quadrilhas, municipais, estaduais e regional.. Isso sem contar a velha “concorrência” de quem produz o melhor São João do Mundo.
A mais conhecida pelo título é o São João de Campina Grande, na Paraíba, mas ao falar de números o São João de Caruaru ganha de Campina em muitos pontos!
Mas afinal, quem é o Maior São João do Mundo? Acontece que a resposta em definitiva não tem, temos mais opiniões de quem vivencia cada um desses eventos. O mais importante é que essa “disputa” sadia traz os holofotes para ambos os eventos.
Dessa forma mais divulgação, curiosidade e borburinho rolando! O que é ótimo para ambos, no quesito divulgação e nessa concorrência que vai estimulando a cada ano fazerem uma festa mais bonita que a outra.
Como chegar em Caruaru saindo de Recife
Para chegar no São João de Caruaru cheguei a cogitar algumas possibilidades: Alugar um carro, ir de excursão ou a última: ir de carona. Acabei optando pela terceira opção, porque as outras não foram viáveis.
No caso de alugar um carro, seria uma viagem de 4h no mínimo e por lá iríamos ficar uma diária em uma pousada simples. Um ponto positivo é que consegui encontrar preços de pousada mais acessíveis em Caruaru do que Campina Grande…
Mas achamos uma outra opção que seria mais barata, ir de excursão saindo de Recife para Caruaru. Como o trajeto de excursão de João Pessoa para Campina Grande foi ótimo, essa seria a melhor opção.
No final das contas a agência que reservei me deixou na mão em cima da hora, e eu não recomendo. Por fim fizemos o trajeto de carona, através do app Bla Bla Car e deu tudo certo! A carona saiu R$30 por pessoa e valeu muito a pena.
Tinham muitas opções de caronas, em vários horários e deu tanto para ir como voltar do evento de carona, tem uma oferta muito boa. Dá para se planejar e fazer os trechos dessa foma, acaba que sai mais econômico e prático.
Estrutura do "Maior São João do Mundo"
Estive no São João de Caruaru no último dia do evento, dia 01 de julho na intenção de comemorar meu aniversário e ver o show da Joelma. Sem dúvidas foi uma boa escolha, a experiência por lá foi inesquecível.
Falando da estrutura local, vamos primeiro para o espaço, O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga é realmente muito grande, uma visão bem ampla do palco em vários pontos do pátio. Por lá você vai encontrar os stands de divulgação das marcas, com várias atrações.
Para comer você vai encontrar diversas opções na Vila iFood, vários boxes com comidas típicas e regionais. Isso sem contar os stands de divulgação das marcas que ficam espalhadas pelo local, com vários atrativos, tinha até chopp grátis!
Uma coisa bem legal que vi, foi a tirolesa que cruzava o espaço do evento, dava pra ver o local lá de cima passando pelas duas pontas.
Além do palco principal que é gigante, tem uma palco secundário onde também acontecem shows e apresentações. No palco menor o público consegue ficar pertinho, já no maior nem tanto, ainda mais que o espaço do camarote é bem grande por lá.
São João de Caruaru ingresso camarote
Enfim os refrescos..O camarote aqui era o Exclusive, comprar os ingressos pela internet mesmo na Bilheteria Digital. Assim como no São João de Campina, além do ingresso meia entrada também tinha o meia social mais em conta levando 1kg de alimento.
O espaço do camarote não tem nem como comparar, bem maior que o de Campina Grande, para vocês terem uma noção dentro do camarote tem um palco para shows exclusivos no intervalo dos shows.
Além dos espaços para comprar bebidas e comida, também tinham pequenos stands de marcas com brindes e divulgação. Uma parte que na minha opinião foi negativa, era o fato dos banheiros químicos, mesmo com um número reduzido de pessoas usando não é a mesma coisa.
A parte bacana do camarote é poder acessar metade do palco bem ali de pertinho, fica basicamente metade do espaço separado para essa área da exclusive. Uma oportunidade de fãs ficarem bem mais pertinho de seus ídolos.
Minha experiência no São João de Caruaru
Como havia dito antes, fui ao São João em Caruaru no dia do meu aniversário e só por isso já seria um evento inesquecível. Por mais que tenham rolado muitos perrengues para chegar lá, depois que chegamos deu tudo certo.
A nossa carona da ida também estava indo curtir o show, então já ficamos por lá bem pertinho mesmo da entrada. Logo de início fomos ao camarote, conhecer o espaço e ficar por lá até o show da Joelma.
Nesse dia choveu algumas vezes, quando a chuva ficava mais forte procurávamos abrigo na parte interna do camarote que tem cobertura. Depois do show, saímos da parte do camarote para finalmente entrar no pátio aberto ao público.
O lugar é muito amplo, muitas atrações para ver lá dentro inclusive um museu (que já estava fechado, claro). A parte mais bacana é que como se tratava do último dia do evento, assistimos dali a última apresentação e a queima de fogos de encerramento.
Com certeza uma festividade tradicional que merece ser visitada e conhecida por mais pessoas, evento grande e com uma boa estrutura.