Golpe das malas trocadas no aeroporto: Entenda como funciona e aprenda a se prevenir
Duas brasileiras foram presas na Alemanha graças à ação de quadrilha especializada em trocar etiquetas de malas no aeroporto para traficar drogas. O caso repercutiu na mídia e levantou questionamentos sobre estratégias de segurança para viajantes.
O crime consiste em trocar as etiquetas de malas despachadas por viajantes com destino à Europa. A quadrilha descoberta contava dois com funcionários terceirizados do aeroporto para a ação criminosa.
O golpe levou duas brasileiras inocentes para a prisão, contudo, após investigações da PF e revelação do esquema criminoso, a ambas já foram liberadas pelo governo alemão.
Especialista aponta os cuidados necessários para evitar o golpe
Em entrevista, o consultor de segurança da Inteligência e Segurança da Aviação Civil Jefferson Barbosa orientou os viajantes sobre algumas medidas para garantir a segurança das malas.
Os cuidados se iniciam na escolha das malas e seguem até o final da viagem, leia abaixo a lista completa de orientações:
Para evitar roubo de bagagem, opte por opções de malas que não sejam luxuosas ou de grifes famosas.
Documente tudo que puder. Fotografe a mala aberta e a disposição dos itens dentro dela, essa estratégia simples pode ser usada para comprovar uma violação da mala e até mesmo atestar o furto.
Proteja os pertences de valor. Organize a mala de maneira que os objetos mais caros não fiquem à mostra, dificultando o acesso à eles.
Personalize a sua mala. Use adesivos, fitas e itens de decoração que criem uma identidade única para a sua mala para facilitar a identificação e dificultar o extravio.
Mantenha os olhos na sua mala. Evite deixar a mala sozinha no aeroporto, assim diminuem as oportunidades de troca e roubo da mesma.
Se puder, embale a mala. Os aeroporto oferecem o serviço, mas o mesmo pode ser feito previamente em casa com o plástico adequado. Essa técnica oferece uma segurança extra, uma vez que os cadeados podem ser recolocados após a violação.
Sempre pese a sua mala. Caso criminosos coloquem drogas ou itens ilegais na sua mala, o peso da mesma muda, por isso registrar o peso da mala é essencial para evitar complicações de segurança.
Tenha atenção redobrada nas conexões. Observe se o peso ou a aparência da mala mudou nas conexões, podendo indicar violação no trajeto.
Use o cadeado padrão da TSA (Administração para a Segurança dos Transportes dos Estados Unidos) para viagens internacionais, pois são os mais indicados por especialistas.
Baixe aplicativos de rastreamento próprios para viagens. Dessa forma, o próprio viajante tem a possibilidade de rastrear sua bagagem.
Por fim, repita o procedimento de observação do estado da mala, levando em consideração o peso, o lacre e o estado do cadeado quando chegar no seu destino.
Embora viagens possam ser cansativas, principalmente se contarem com conexões, essa medida extra de segurança ainda é essencial e pode poupar desgastes futuros.