Constrangimento na GOL por despacho de bagagem de mão: Entenda
Ontem (29/04) passageira da GOL foi expulsa pela Polícia Federal do vôo, a companhia alega que a jovem ‘não aceitou a colocação da bagagem nos lugares corretos’, porém a justificativa vai contra as diretrizes da própria empresa. Testemunhas apontam o racismo presente na atitude truculenta.
Com vôo em atraso o embarque foi realizado, porém sem capacidade de bagagem na aeronave, a passageira seria obrigada a despachar sua mochila, sendo que por conter um notebook o mesmo não poderia ser feito.
Nas regras de despacho de bagagem presente no site da GOL consta o seguinte: “Importante: seu laptop só poderá ser transportado somente como bagagem de mão.”
Diante da inércia dos comissários, outros passageiros ajudaram a jovem Samantha a armazenar sua bagagem. Ainda assim o comandante solicitou a retirada da jovem do vôo, caso o contrário não decolaria.
Com o cenário de confusão a passageira foi retirada do avião pela Polícia Federal de maneira ilegal, afinal foi lesada em seu direito e pagou pela passagem na qual iria viajar.
A situação corre na justiça, o Ministério das Mulheres e da Igualdade Racial se manisfestou sobre o caso. A Procuradoria Geral da República na Bahia e a Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia foram acionadas.
Cenário atual do despacho de bagagens
A regra de cobrança pelo despacho de bagagem entrou em vigor em 2017, estabelecendo que bagagens até 23kg serão pagas e as de até 10kg podem ser levadas com o passageiro na cabine, também chamada de mala de mão.
Com este cenário, desde então muitas pessoas têm optado por levar somente a bagagem gratuita, que é de direito. Porém em alguns casos isso superlota o vôo e a aeronave não comporta todas essas bagagens.
Desde então tem se tornando comum o chamado “despacho voluntário” que é feito de maneira gratuita e funciona da seguinte forma: Já na sala de embarque a cia oferece esse despacho da mala de mão, que vai ao porão da aeronave.
Esta superlotação nos bagageiros das aeronaves não era comum antes da aprovação da lei, e atualmente têm se tornado cada vez mais complicado viajar com seus pertences pessoais sem ter o receio de não tê-los em sua posse durante o vôo.
Em alguns casos (mais raros) os comissários tem feito o despacho de malas obrigatório, no caso de assentos econômicos. Onde é identificado através do cartão de embarque qual a classe do bilhete para que seja de fato enviada.
Segundo a legislação o passageiro tem o direito de levar a bagagem de mão, mas não necessariamente na cabine do avião.
Portanto há o risco de ser despachada, porém o passageiro também não é obrigado a isso, se o consumidor se sentir constrangido ou coagido de alguma forma, ele pode acionar os órgãos de defesa ao consumidor.
Dicas para evitar passar por situações embaraçosas com a bagagem
Dê preferência por bagagem sem rodinhas:
Geralmente as bagagens mais “visadas” pelos funcionários nas salas de embarque são as malas de rodinha, mesmo que estejam dentro dos padrões, serão as maiores chances de ser abordada para o despache.
Compre o despacho de bagagem:
Situações constrangedoras como essa podem ser resolvidas comprando o despache e já enviando tudo oque precisa. No máximo você levaria com você uma pequena mochila ou bolsa para seus itens pessoais.
Cada cia cobra um valor específico para o despacho de bagagem no checkin, vale a pena consultar, e caso seja mais confortável para você cogitar essa aquisição.
Leve uma bagagem que caiba debaixo do seu assento:
A corrida para ocupar os bagageiros do avião é grande, tudo fica mais simples ao levar um mochilão que caiba debaixo do assento a sua frente. Dessa forma você não depende de vagas para levar seu item.
Aqui no blog você pode encontrar algumas sugestões neste sentido:
Por mais que os assentos já sejam marcados e definidos, quem entra antes no avião consegue garantir o lugar da sua bagagem. Dessa forma, o quanto antes entrar será mais fácil de não passar apertos nesse sentido.
Compre os assentos prioritários:
Quem compra assentos prioritários, que geralmente são os primeiros do avião, embarca antes. Assim pode alocar suas bagagens tranquilamente.
Leve sua mala de mão + bolsa de item pessoal:
E no caso de realmente precisar ir com sua mala de mão, a recomendação é que tenha também uma bolsa ou mochila como item pessoal, que contenha seus itens mais importantes.
Caso sua mala venha a ser despachada, você ainda tem consigo os itens essenciais e mais valiosos.
Gostei do seu artigo Isa. Dicas de viagem sempre bem vindas!!❤
Que bom que o conteúdo foi útil Katia, fico muito feliz em saber!