Caverna de 600 milhões de anos é aberta para visitação em Mato Grosso
A Caverna do Jabuti já recebe visitantes desde o último dia 30 e conta com cenários de tirar o fôlego.
Quase 40 anos após a sua descoberta, o espaço mato grossense que recebeu o nome de Caverna do Jabuti está aberto para visitas guiadas.
Nas visitas os público tem a oportunidade de caminhar pela história viva e presenciar as formações rochosas que foram construídas pela natureza ao longo de milhões de anos. Após a sua descoberta em 1982, por um morador local, a gruta foi objeto de pesquisa e mapeamento.
A Caverna do Jabuti fica a 331 km da capital de Mato Grosso (Cuiabá) e pode ser visitada exclusivamente com a presença de guias profissionais devido à fragilidade das estruturas e o risco de furto dos cristais incrustados no ambiente.
As visitas guiadas podem ser agendadas na cidade da gruta (Curvelândia) pela quantia de R$50,00 e duram cerca de 2h15.
Uma aventura histórica
Os aventureiros dispostos a desvendar a caverna milenar devem se preparar para uma caminhada de 300 metros até sua entrada e um trecho de 4km ao longo da extensão interna do espaço. Embora a caminhada seja longa, o passeio é considerado de nível leve, podendo ser feito majoritariamente em pé.
A Caverna do Jabuti conta com 15 ambientes com diferentes formações, esculpidas pela água e pelo tempo nas rochas de arenito e calcário.
Para além da caminhada, os turistas podem desfrutar também de uma aula oferecida pelos guias, sobre as formações rochosas que ocorreram ao longo dos milhões de anos e detalhes da jornada que levou a Caverna do Jabuti a receber o título de patrimônio histórico, tombado em 2014.