Uma boa viagem é uma experiência incrível que pode proporcionar momentos únicos e inesquecíveis. É uma oportunidade de conhecer novos lugares, culturas, pessoas e de se desconectar da rotina e do estresse do dia a dia.
Aqui separamos 10 dicas de viagem para você que está planejando o seu próximo destino. Compartilho aqui com vocês alguma das minhas dicas baseadas nas experiências de viagem que tenho, para te ajudar e estimular a viajar mais e melhor!
1 Planejamento
Planejar com antecedência é fundamental para uma viagem de turismo bem-sucedida. Isso inclui a escolha do destino, a definição do roteiro, a reserva de hospedagem, a compra de passagens, reserva de seguro viagem e a escolha dos passeios e atividades.
Toda viagem inicia com o planejamento, e quanto melhor essa etapa mais você pode economizar (reservando com antecedência), conhecer o destino e as melhores experiências. Ah, isso se estamos falando de viagem nacional, para viagens internacionais tem um post especial com dicas de viagem internacional.
Em média o brasileiro tem a tendência a deixar as coisas pra cima da hora, e isso atrapalha na hora de curtir o destino já que pode te fazer perder tempo decidindo o que fazer. Foque em planejar, e se precisar de ajuda pode falar comigo direto no WhastApp.
2 Pesquisa
Antes de embarcar na viagem, pesquise sobre o destino e a cultura local, para se familiarizar com as tradições, hábitos, gastronomia e costumes.
Dependendo do lugar que você visitar, principalmente em destinos internacionais, é importante se familiarizar com os costumes locais. E mesmo viajando pelo próprio Brasil alguns termos são diferentes em vários Estados…
…Por exemplo Aipim, Macaxeira e Mandioca se trata do mesmo alimento mas o nome pode ser diferente dependendo da região eu você vai estar viajando. Pesquise por essas curiosidades para se familiarizar ao destino, mesmo antes de chegar.
3 Escolha de hospedagem
Escolha a hospedagem de acordo com as suas necessidades e preferências. Considere a localização, as comodidades oferecidas, o preço e as avaliações de outros viajantes.
Coisas que eu sempre levo em conta ao reservar uma boa hospedagem e combinar boa localização e bom preço. Isso porque facilita minha locomoção na cidade e me ajuda a economizar no orçamento na viagem.
Mas depois desses dois fatores eu sempre pesquisa as avaliações de hóspedes anteriores, julgando como boa ou não a experiência naquela hospedagem. Aqui no blog tem uma publicação com opções de como encontrar um hospedagem barata para sua viagem.
4 Transporte
Escolha o meio de transporte mais adequado para o seu perfil de viagem. Se preferir mais liberdade e autonomia, alugue um carro. Se a ideia é economizar, opte pelo transporte público.
Isso quando você vai para destinos mais próximos, se você vai para longas distâncias pesquise o preço da passagem aérea, muitas vezes você pode pagar mais barato indo de avião do que de ônibus.
Escolha os passeios e atividades de acordo com o seu interesse e orçamento. Verifique a reputação das empresas que oferecem os passeios e considere a segurança e o nível de dificuldade das atividades.
Cada destino vai oferecer um tipo de passeios diferente, se você vai pra uma cidade grande por exemplo, os city tours são muito recomendados. Se vai a destinos de aventura e natureza se prepare para trilhas e paisagens incríveis…
A pesquisa ou a conversa com pessoas que já estiveram no destino será fundamental, assim você pode decidir os passeios que gostaria de fazer na sua viagem, de acordo com as preferências.
Os passeios são boas oportunidades de se conectar com a história e cultura de cada destino, as atrações e lugares que você vai ter a oportunidade de conhecer na viagem.
6 Comunicação e conectividade
Se o destino escolhido tem idioma diferente do seu, aprenda algumas palavras e expressões básicas para se comunicar com os moradores locais. Você pode usar o Google Tradutor, e aprender algumas palavras básicas para se comunicar.
É importante destacar na comunicação que estar conectado é muito importante, principalmente em outros países. E para chegar em outro país conectado leve com você um chip de viagem internacional para não ficar sem sinal no novo destino.
A internet é importante pois vai te proporcionar muita facilidade ao se locomover pelo país: Pesquisar destino no Maps, Traduzir palavras no Google, Pedir carro pelo aplicativo, Pedir comida pelo aplicativo e todas as muitas opções que estar conectado à internet proporciona.
7 Alimentação
Experimente a culinária local e os pratos típicos da região. A culinária local reflete muito os hábitos e costumes de uma região. Se você vai visitar para um destino litorâneo, por exemplo, os frutos o mar serão mais comuns e os pratos feito dele também.
Em outros países essa diversidade fica maior ainda, visto que muitos pratos (que não são globalizados como massas e hambúrguers) são novidade para o costume do nosso paladar. No México os pratos são bem apimentados, em países andinos você pode encontrar o milho presente em vários pratos e por aí vai…
8 Fotografias
Registre os momentos mais marcantes da viagem com fotos e vídeos. Eu costumo dizer que as fotos são as lembranças gratuitas que eu levo da viagem, trazendo recordações que vão tornar aqueles momentos inesquecíveis.
Muitas pessoas gostam de fotos e registros, mas não se sentem tão a vontade para aparecer nas fotografias…Seja por timidez ou falta de costume mesmo. Para te ajudar nisso, deixei aqui dicas para tirar foto de viagem.
9 Flexibilidade
Esteja aberto a mudanças de planos e imprevistos durante a viagem. Isso pode tornar a experiência ainda mais rica e inesquecível. Afinal, nem tudo sai como o planejado, não 100% das vezes.
E ter flexibilidade ao planejar sua viagem significa ter plano B ao conhecer novos destinos, leve em conta que o museu pode estar fechado, que no dia pode chover ou até faltar luz no local.
Nesse caso é bom além do roteiro das atrações que você quer realmente visitar, deixe uma lista de lugares que são interessantes naquele destino, e caso tenha tempo ou haja algum imprevisto você tenha uma segunda opção para aproveitar.
10 Desfrute do momento
Aproveite cada momento da viagem e esteja presente no aqui e agora. Lembre-se de que o mais importante é vivenciar a experiência de forma plena e consciente.
Você já se planejou, deixou tudo pronto e reservado e agora é só curtir! Tente aproveitar ao máximo, se conectar com o local, guardar boas memórias e levar as coisas de maneira mais leve e prazerosa.
Aproveite o seu destino e curta cada momento, se houver imprevisto ou alguma experiência que não seja tão positiva, lembre que no futuro ela vai se tornar uma boa história para você rir e contar.