O nosso país tem proporções continentais, e a maior das regiões é composta por sete Estados! E aqui vou trazer 12 pontos turísticos da Região Norte do Brasil que já visitei em algumas oportunidades e super recomendo para conhecer.
Lembrando que esse é um post com o acúmulo de algumas experiências pessoais na região, não um veredicto.
Sendo assim espero que você possa usar como inspiração para suas próximas viagens, inclusive ao decorrer do post tem o link com o roteiro das cidades para você aproveitar!
A maior região em extensão territorial
Com 3.870.000 km² é a maior região do Brasil em tamanho territorial, por lá se faz fronteira com vários países, ao todo a nossa fronteira internacional é ligada a 7 países.
O norte do Brasil engloba os estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O maior dos Estados é o do Amazonas, tendo como capital Manaus.
Dos 7 Estados já visitei 5 deles e compartilho essa lista dos 12 pontos turísticos da região norte do Brasil dos lugares que já conheci pessoalmente.
Pontos turísticos da Região Norte do Brasil
Os pontos que visitei aqui foram os que já visitei pessoalmente nas minhas andanças pelo Brasil, dos pontos turísticos da região Norte do Brasil que elenquei, pertencem aos 5 Estados que já visitei:
Acre
Amapá
Amazonas
Macapá
Rondônia
Forte do Presépio - PA
A construção do Forte data de 1616 e fica localizada na região litoral de Belém, onde a cidade começou a se desenvolver.
Dentro do próprio Forte tem o Museu do Encontro para você conhecer de pertinho vestígios arquitetônicos e artilharia militar, sem contar a vista estratégica do local que foi a primeira construção colonial.
Estação das Docas - PA
Esse é um cartão postal super conhecido na cidade, e é um espaço não só para turistas, mas também de passeio e lazer dos próprios paraense. Ótimo para um fim de tarde, tomando um sorvete regional ou um chopp local ao som da música ao vivo dos bares.
O Complexo Turístico Estação das Docas atualmente fica onde era o Porto de Belém local que chegavam e saíam as mercadoras via fluvial.
O espaço é recheado de opções para você aproveitar, gastronomia, boa música, passeios e sem contar o pôr do sol de frente para a baía do Guajará.
Teatro Paz - PA
O teatro feito em estilo neoclássico foi inaugurado 1878, e toda a suntuosidade desta construção materializa a riqueza do auge do período da borracha.
Isso porque os ciclos da borracha trouxeram muita riqueza para a capital Belém, e muitas dessas cosntruções são fruto desse período de Belle Epoque no Brasil.
Na sua visita a Belém, a parada no Theatro da Paz é obrigatória, o ingresso é bem acessível custa R$6 e também tem entrada gratuita às quartas, confira no site oficial.
Museu da Borracha - AC
Historicamente muita coisa está interligada, em Belém através do Theatro da Paz você pode ver na prática os luxo que a borracha gerou, e aqui no museu da Borracha no Acre você pode ver muito mais.
Entender em detalhes como esse processo da borracha começou no Brasil, suas fases e o quanto foi um processo de exploração e muito sacrifício por parte dos trabalhadores, os conhecidos seringueiros.
Além da história, você vai ver na prática os processos de extração e formação da borracha, além da seringueira (a árvore que é extraído o látex), tudo na prática na cidade de Rio Branco, a capital do Acre que se desenvolveu em cima desse produto tão valioso.
Palácio Rio Branco - AC
O Palácio que leva o nome da cidade de Rio Branco é a sede poder executivo do Estado do Acre, se trata de um espaço híbrido, já que o governador trabalha lá onde também funciona um museu e memorial aberto aos turistas.
O espaço além de muito bonito e majestoso, guarda a história da cidade e da formação do Acre como território nacional. A história de quem lutou para ser chamado de brasileiro, e nessa visita guiada você vai entender mais desse processo e dessas figuras marcantes.
Para visitar mais esse ponto turístico da região norte, veja o roteiro completo em Rio Branco e planeje uma viagem para conhecer de pertinho.
Piscinas Naturais do Mutum - AM
No meu bate e volta em Presidente Figueiredo tive a oportunidade de conhecer algumas belezas naturais da conhecida terra das cacheiras, localizada no Estado do Amazonas, a umas 2h da capital Manaus.
As piscinas naturais são formadas em período de seca, onde essas formas rochosas ficam mais expostas e proporcionando várias pisicininhas para curtir as águas que refrescam o calorão que faz. Pertinho dessas piscinas você vai encontrar também a cachoeira do Mutum, tem todo um circuito de atrações próximas dali.
Sempre que possível eu gosto de fazer passeio de barco nas cidades que visito, é ma experiência interessante poder ver a cidade de outro ângulo e com os balanços do barco. Nesse caso, é um dos passeios mais incríveis que já fiz.
Sem exageros, o passeio de barco ao pôr do sol no Rio madeira por mais que seja simples, tem várias experiências bacacas para quem vai visitar a cidade. Primeiro deles, é um rio vivo com animais como o famoso boto cor-de-rosa que aparecem e dão um show.
No caso do Rio Madeira é uma importante porta de entrada e saída de mercadorias na cidade, você vê vários containers e embarcações. Mas o ponto alto do passeio é ver o lindo pôr do sol, tudo isso com uma música de fundo para fazer sua trilha sonora sob as águas de um dos rios mais velozes do mundo.
Memorial Rondon - RO
Para você ter a noção da importância de Marechal Rondon, o nome do Estado de Rondônia é uma singela homenagem se comparado a tudo oque esse grande militar brasileiro contribuiu para o país. E esse é o museu que traz um panorama sobre seus feitos e como eles estão atrelados aos avanços brasileiros.
Na sua ida a Porto Velho, essa é uma parada obrigatória para entender mais do conhecido Marechal da Paz, que fez um trabalho lindíssimo e que merecia muito mais reconhecimento a nível nacional. Para sua visita a capital, confira o roteiro completo aqui no blog: “O que fazer em Porto Velho: A capital de Rondônia“
Teatro Amazonas - AM
Também conhecida como a Paris dos trópicos, Manaus é uma capital brasileira que também viveu a Belle Epoque por aqui, o período do auge da borracha trouxe muito dinheiro e consequentemente luxo que podemos ver na construção do Teatro Amazonas.
O Teatro é uma bela jóia no coração da cidade, ao passar por ele não tem como não chamar a atenção, mas por dentro ele é ainda mais rico em detalhes. Para ver de perto cada detalhe desse vale a pena reservar a visita guiada e conhecer de perto a história, com a narração da guia.
Esse é um dos muitos atrativos da cidade, que na sua região central é cercada de lindos e antigos prédios de arquiteturas detalhistas e impressionantes. Vale a pena conferir o roteiro de 4 dias em Manaus que está disponível aqui no blog.
Encontro das Águas - AM
O encontro é facilmente visto na confluência entre o rio Negro, com sua água preta, e o rio Solimões, de água barrenta. A água de ambos não se misturam e correm lado a lado de maneira que você pode visualizar a separação de ambos em uma extensão de vários quilômetros.
Para ver esse fenômeno de pertinho é necessário fazer um passeio de barco, a boa notícia é que o passeio é super comum na região e inclui muitas outras paradas. O passeio de barco com todos os detalhes de paradas, valores e mais está no post: “Passeio de barco em Manaus: O Safari Amazônico“
Marco Zero - AP
Mais um dos pontos turísticos da região norte do Brasil é a única capital brasileira cortada pelo paralelo da linha do Equador, essa é a linha imaginária que divide a terra em dois hemisférios: O Norte e o Sul.
Essa característica única dá todo o charme para a região, a cidade de Macapá é conhecida como a capital do meio do mundo por conta dessa condição de “estar em dois lugares ao mesmo tempo”, e é um grande atrativo turístico da região e único no país.
Fortaleza São José de Macapá - AP
Essa é uma Fortaleza bem grande, que foi construída nas margens do Rio Amazonas para proteger a região de invasões externas, mais precisamente dos franceses que estavam de olho na região.
Ao visitar o lugar você pode ver as várias instalações internas, sem contar as externas cheias de estratégias de funcionamento. Uma construção complexa para a época, e muito bem desenhada também, dentro do forte têm um museu com as maquetes e desenhos da planta.
O local por mais que muito bem preparado nunca foi palco de guerras ou combates, mas é um página importante da história do Brasil e do Estado do Amapá. Para visitar mais esse ponto importante da região Norte do Brasil, acesse: “O que fazer em Macapá em 2 dias“.