Aqui nesse post vou compartilhar com vocês algumas experiências gastronômicas pelo Brasil, com comidas típicas brasileiras para experimentar de Norte a Sul do país.
Esse é um resultado de experiências pessoais, com apenas algumas das muitas indicações de pratos para provar pelo nosso país. Então já prepara a lista para conhecer mais da gastronomia, quem sabe o seu próximo destino não está aqui na lista?
Barreado (sul)
Na minha vista a Morretes não pude deixar de provar o prato típico da região que fica localizada no Estado do Paraná, no Sul do Brasil.
O prato ainda segue de maneira fiel as tradições, feito de carne o segredo está no tempo de cozimento, na pesada panela de barro. São cerca de 20h cozinhando a carne, oque dá toda a característica do prato, a carne com o tempo de cozimento é desfiada e mantém o aspecto do prato.
Churrasco (sul)
O churrasco é tradição no Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Mas a sugestão de carne e preparação que quero dar, provei em Pomerode, em Santa Catarina.
O Restaurante Baracchetta oferece cortes de carne deliciosos e feitos na parrilla com o máximo rigor de um delicioso churrasco gaúcho. Essa carne aí da foto se chama Prime Ribs, a carne mais deliciosa que já provei na minha vida toda. O corte é excelente, feito ao ponto e com molho de chimichurri excepcional.
Charuto com Jambú (norte)
Os pratos da região Norte foram os mais diferentes que provei, mas pela falta de costume com os temperos e preparos de lá. Mas nada que o paladar não se adapte bem rapidinho, não é mesmo?
Visitando a cidade de Rio Branco no Estado do Acre, eu provei e me surpreendi com o prato Charuto com Jambú. Essa folha de jambu envolve arroz e carne moída, enquanto fora o caldo de jambu com camarão dá todo o gosto mais adormecido desse famoso prato.
Peixe com Açaí (norte)
O açaí que aqui no sudeste estou acostumada a provar bem docinho e cheio de condimentos e caldos, na terra de origem ele tem mil e uma utilidades. Você pode acompanhar o açaí com diferentes pratos, seja doce ou salgado e ainda mistura com uma farinha (de açaí ou mandioca).
Não preciso dizer o como foi diferente o gosto, mas a experiência foi boa, a melhor parte foi a farinha de tapioca no açaí que deu uma boa crocância.
Caranguejo (nordeste)
O caranguejo é o prato principal na cidade de Aracaju, onde provei pela primeira vez. Para você ter uma noção da importância, a cidade tem uma estátua bem grande de um super caranguejo de frente para a Praia do Atalaia.
Confesso que é diferente provar, para chegar a carne do caranguejo tem um processo de aprender a abrir as casquinhas dele e poder extrair a carninha para comer. Você recebe também um molhinho acompanhar.
Baião de dois (nordeste)
Como boa descendente de nordestinos, o meus pratos do dia a dia estavam cheios de variedade e muitas comidas oriundas da região nordeste. O Baião de dois é um prato que leva arroz branco, feijão de corda, linguiça e queijo coalho regado a uma boa manteiga de garrafa.
Visitando os Estados do Nordeste vale a pena comer um baião de dois raiz e apreciar esse prato típico e delicioso. Lembrando que dependendo do estado você vai encontrar variações, como no Ceará o uso da carne seca.
Panelinha de arroz com pequi (centro-oeste)
Numa viagem ao Estado de Goiás você vai ouvir falar muito do famoso pequi, e claro que precisa provar esse sabor tão característico da região centro-oeste do país. Lembrando que o pequi você deve apreciar com cuidado, para comer você deve roer a parte externa dele ao invés de morder.
Nesse caso o prato que trago para vocês é conhecido como panelinha, uma mistureba de sabores feito numa panela de barro e geralmente com pequi dando sabor.
Moqueca (sudeste)
Ao pesquisar sobre a moqueca você pode encontrar um choque informações sobre onde é característica a moqueca brasileira, e depois de viajar ao Espírito Santo vi o como é forte a cultura da Moqueca Capixaba, e a defesa de que o prato é de lá.
Dito isso, vamos as minhas impressões sobre a famosa moqueca: é um cozido de peixe, geralmente feito em panelas de barro com um tempero repleto de tomate, pimentão, e cebolinha, salsa entre outros que dão o gosto característico daquele caldo delicioso feito com o peixe.
Feijoada (sudeste)
A feijoada é uma comida típica brasileira super famosa, se você vai visitar a cidade do Rio de Janeiro vale provar o prato mais famoso da cidade.
O prato tem variações, mas é basicamente composto de feijão preto, carne de boi e de porco. A Couve refogada, farofa e arroz complementam esse prato que é comum no cotiano dos cariocas.
Vaca atolada (sudeste)
Essa comida caipira deliciosa é reconhecida como um prato tipicamento mineiro, os principais ingredientes são a costela bovina e o aipim (ou mandioca/macaxeira).
Muito bem temperado e com uma carne super macia, o prato é um sucesso, o caldo mais denso que fica da carne com o aipim é uma excelente pedida na sua visita ao Estado de Minas Gerais, ainda mais se for feito em uma panela de barro.
Gastronomia em alguns destinos do Brasil
A gastronomia brasileira é muito rica, os pratos típicos em diferentes regiões do país formam uma variedade muito grande de sabores, cores e sensações.
Nem sempre nas viagens consigo orçamento para provar as comidas locais, mas quando consigo confesso que é uma experiência a parte de mergulhar na cultura local. Recomendo muito!
Para você conferir algumas desses experiências no Brasil, você pode conferir uma página aqui no blog só com esses relatos, acesse a categoria de Gastronomia e aproveite!