Em setembro desse ano fiz o trajeto Buenos Aires x Tigre para conhecer essa cidadezinha em um bate e volta saindo da capital.
Pela proximidade é um destino que vale a pena incluir no roteiro, pois é super tranquilo de chegar lá, e é isso que vou compartilhar com vocês nesse post.
Além de como chegar em Tigre vou dar algumas indicações bacanas para você fazer e aproveitar a cidade que abriga o Delta do Tigre.
Trem de Buenos Aires para Tigre
Fizemos o trajeto de ida de trem, e mesmo sendo transporte público foi tudo muito confotável, barato e extretamente rápido. Saímos da estação Retiro-Mitre, para chegar lá foi bem prático também, optamos por dividir um Uber saindo do Centro estação e isso deu 590 pesos.
Chegando na estação, que é um local bem bonito por sinal, compramos na bilheteria o nosso ingresso de ida para Tigre. Por pessoa saiu por menos de 1 real o bilhete, e a nossa ida no Uber até a estação custou R$2,50 por pessoa. Muito barato, não é mesmo?
Na plataforma saem trens de 30 min ou 10 min de frequência, vai variar de acordo com o dia. No local de espera do trem tem televisões para você acompanhar os próximos horários e chegadas.
Saindo da estação final fomos sentados de boa, mas no decorrer do caminho entram mais passageiros nas estações. É um trem com ar condicionado e assentos para você ir apreciando a viagem da grande janela. Por falar na viagem, ela durou 1h e você já desce na estação de Tigre bem no centrinho e perto de tudo.
Buenos Aires para Tigre de barco
Um dos passeios obrigatórios na sua ida a Tigre é justamente conhecer o Delta do Rio passeando pelas paisagens locais e vendo a cidade de outro ângulo.
Você pode fazer o passeio apenas ao chegar lá, como pode escolher fazer uma Excursão a Tigre de Barco. O legal é que nessa atividade você já tem basicamente tudo incluído, e o passeio é audioguiado em português.
Nessa modalidade de passeio você pode chegar e voltar de Tigre apreciando a vista, e alguns pacotes têm até o almoço incluído nessa excursão. Geralmente é concorrido, precisa reservar com antecedência, eu tentei fazer uma reserva pessoalmente quando estava na cidade mas não rolou.
Para quem se interessou no passeio, é bacana olhar direto no site, tem valores a partir de R$190 e você pode escolher a melhor opção e deixar já reservado antes de sair do Brasil, garantido sua data. A plataforma que disponibiliza as reservas é da Civitatis.
Uber para o trecho Buenos Aires x Tigre
Se você está com orçamento mais folgado, não precisa fazer o trajeto de trem como eu, na verdade de trem fizemos apenas a ida e voltamos de Uber mesmo direto para o Hotel.
Indo de carro o trajeto é mais rápido, vai durar entre 30 e 50 min para o trecho de Buenos Aires x Tigre. Para você ter uma noção de valores, a corrida saiu por 2.620 pesos argentinos, para uma corrida dividida por 4 pessoas saiu barato demais esse trajeto inter municipal.
Claro que não é barato comparado ao trem, mas pensando no custo x benefício de um carro privado para fazer o trajeto…Vale muito a pena.
Participe do grupo de Buenos Aires no WhatsApp!Tem dicas, roteiros, informações, passeios e muito mais para você planejar sua viagem e tirar suas dúvidas comigo direto no WhatsApp! Clique aqui para acessar.
O que fazer em Tigre em um bate e volta
Como estivemos em um bate e volta, fizemos pouca coisa pela cidade, mas também não é uma cidade com grandes atrações como Buenos Aires, por isso fica perfeito no roteiro de um dia saindo da capital.
Confira aqui a lista de algumas opções interessantes em Tigre:
Costa Park
Museo de Arte de Tigre
Museo Naval de La Nación
Passeio Victorica
Museo de La Reconquista
Passeio de Barco pelo Delta do Tigre
Como funciona o passeio de barco pelo Delta do Tigre
Se na sua estadia em Tigre tudo for muito rápido, e você precisar escolher apenas um passeio para fazer, opte pelo passeio de barco pelo Delta do Tigre.
A embarcação que fomos é em estilo Cataramã, foi uma excelente escolha para aproveitar esse fim de tarde e ver o pôr do sol na água.
A estrutura era ótima, com dois andares você tinha a opção de ver em espaço aberto e ir apreciando a paisagem ao ar livre. Já no andar debaixo você tem um espaço refrigerado, com mesas, cadeiras e sofás para sentar.
Na parte debaixo tem uma lanchonete que você pode pedir alguns petiscos na viagem, uma informação importante é que lá dentro só aceita dinheiro físico. Além disso tem dois banheiros para os passageiros.
Um passeio com áudio guia em português, muito agradável e que dura em torno de 1h30. O valor pago foi de 3.300 pesos por pessoa. Aqui abaixo deixei alguns registros para vocês conhecerem melhor da embarcação.